Wiki Mass Effect
Advertisement

A Genophage foi uma arma biológica implantada contra os kroganos pelos turianos durante as Rebeliões Kroganas. Ele foi projetado para reduzir severamente o número de kroganos por "infectar" as espécies com uma mutação genética.

Histórico[]

Tuchanka e suas fêmeas kroganas compartilham as mesmas características graças ao genophage

O 'modus operandi' do genophage não é reduzir a fertilidade das fêmeas kroganas, mas sim a probabilidade de gravidez viável: muitos kroganos morrem em natimortos, com a maioria dos fetos nunca chegando a esse estágio de desenvolvimento. Além disso, cada célula de cada krogano é infectada, para evitar o uso de terapia genética para neutralizá-la. Embora o genophage não tenha sido concebido como uma "praga de esterilidade", a combinação de uma baixa frequência de gestações viáveis com a propensão dos kroganos à violência e a indiferença em relação à reprodução focalizada deixam os krogans uma raça agonizante e em breve extinta.

O genophage foi originalmente desenvolvido pelos salarianos. Eles acreditavam que, como as consequências seriam tão devastadoras, ninguém jamais implantaria o genophage, exercendo-o como um impedimento. No entanto, os salarianos e os turianos tinham atitudes militares diferentes, os turians só apreciavam uma abordagem de "retaliação massiva". Uma vez que o genophage estava completo, os turians imediatamente usaram, e os números de kroganos começaram a diminuir rapidamente. Qualquer krogano do sexo feminino que pudesse levar jovens a termo tornou-se um prêmio de guerra que foi brutalmente disputado. Aproveitando-se disso, uma mulher guerreira chamada Shiagur usou sua fertilidade como moeda de barganha para atrair os homens mais fortes para seu exército.

Após várias centenas de anos vivendo com a genophage, o conhecimento de que sua espécie será extinta em pouco tempo criou um tipo de fatalismo entre os kroganos que os tornam oponentes perigosos - eles são indiferentes a quem atacam ou matam, ou que riscos assumem, como sua espécie está condenada. Alguns indivíduos, como Wrex, tentaram reconstruir a espécie, ou pelo menos reduzir seu declínio, concentrando-se na reprodução, mas a beligerância inerente dos kroganos geralmente frustra seus esforços.

O genophage, rendeu todo nascimento bem sucedido como algo precioso.

Não há cura conhecida para o genophage. Alguns grupos de kroganos investiram em empresas como a Binary Helix para tentar descobrir uma; no entanto, os esforços têm sido até agora frustrados pela falta de cientistas kroganos e pelo desinteresse de outras espécies em uma população de kroganos revivida. Isto levou a alguns krogans tentando alternativas bizarras: como Garrus Vakarian informa a Comandante Shepard ainda incrédulo, que há um comércio de 'testículos saudáveis' no mercado negro, por causa da crença infundada de que transplantes de testículos podem neutralizar os efeitos do genophage.

Mass Effect[]

A área de reprodução Krogana em Virmire.

Possivelmente, com a ajuda da Binary Helix ou mesmo do Sovereign, Saren Arterius conseguiu desenvolver uma cura para genophage e a usou para criar um exército krogano em Virmire. A determinação de Shepard e do Captain Kirrahe de destruir a base de Saren e assim, a cura com ela, causou um confronto entre o Comandante e Wrex.

A natureza exata da cura nunca foi descoberta e foi perdida quando Shepard e Kirrahe destruíram a instalação. Sua fonte original - que poderia permitir que a cura seja reproduzida - permanece desconhecida. No entanto, em Mass Effect 2, a base é referida como uma instalação de clonagem, várias vezes. Como a Cerberus aprendeu isso é desconhecido, mas explicaria a reprodução krogana sem "curá-los".


Mass Effect 2[]

Em Mass Effect 2, o Comandante Shepard pode falar com Mordin Solus sobre o genophage. Segundo Mordin, os kroganos estavam começando a evoluir para uma resistência ao genophage, permitindo que a taxa de gestações viáveis aumentasse significativamente. Mordin explica que ele e seus colegas trabalharam em uma nova variante do genophage: a fim de evitar que a população de krogans crescesse, o crescimento populacional foi ajustado aos níveis pré-industriais.

Durante a missão de lealdade de Mordin, Shepard o ajuda a encontrar seu ex-aluno Maelon, que havia sido sequestrado por mercenários kroganos em Tuchanka. Quando eles chegam à base onde ele é mantido, descobre-se que o Blood Pack está usando Maelon para desenvolver uma cura para o genophage, a fim de fortalecer seu grupo. Vários indivíduos mortos são encontrados, incluindo vários seres humanos (por sua diversidade genética) e uma krogana. Essa visão horrível faz com que Mordin revele a Shepard que, embora ele sentisse que a genophage era necessária, ele se sentia culpado por seu trabalho. Eventualmente, Shepard e Mordin encontram Maelon, que revela que ele estava trabalhando em uma cura por sua própria vontade e não sente culpa pelas pessoas que ele matou para encontrá-lo. Depois de lidar com Maelon, Shepard tem a opção de destruir os dados de Maelon ou mantê-los.


Mass Effect 3[]

É revelado que algumas fêmeas kroganas conseguiram sobreviver às experiências de Maelon. A STG liderou uma missão para capturar as fêmeas e as levou para Sur'Kesh. Se Mordin sobreviver à Suicide Mission, ele vazaria a existência das fêmeas para o líder do clã Urdnot, provocando a pressão política apropriada para forçar o salariano Dalatrass a libertá-las. No entanto, apenas uma fêmea, apelidada de Eve sobreviveu, e a Cerberus estava procurando preservar a genophage para evitar uma aliança entre turianos e kroganos.

Mordin Solus fazendo pesquisas sobre os kroganos

Se a pesquisa de Maelon fosse preservada, seria adequado completar uma cura, que seria liberada em Tuchanka através da instalação Shroud. O dalatrass, temendo que os kroganos expandissem novamente se o genophage fosse curado e os Reapers derrotados, bem como buscasse vingança nos salarianos e turianos por liberá-lo em primeiro lugar, então revela a Shepard que a equipe do STG salariana havia anteriormente sabotado Shroud para evitar a cura e oferece o apoio dos salarianos se o Comandante esconde a sabotagem. Mordin depois anula a sabotagem e se sacrifica a fim de liberar a cura da genophage para todos os kroganos, encerrando assim a genophage para o bem e permitindo que os krogans se junte à aliança de Shepard para salvar a Terra dos Reapers.

Também é possível para Shepard convencer Mordin a não liberar a cura. Mordin fingirá que foi morto enquanto administra a cura, e irá ao Crucible para ajudar na sua construção.

Se Mordin não sobreviveu a missão, seu papel na cura do genophage será cumprido por Padok Wiks.

Se Shepard escolher usar o Crucible para a síntese da vida orgânica e sintética, o genophage é curado, independentemente de Mordin ou Padok terem lançado uma cura em Tuchanka.

Mass Effect 3: Citadel[]

Um registro de eventos antes da dispersão do genophage

Nos Arquivos da Cidadela, um documento datado de 710 EC detalhando o desdobramento do genófago mostra três turianos com momentos salarianos antes de ativar o Shroud. O turiano no terminal afirma que liberar o genophage foi autorizado somente para o único salariano argumentar que seu próprio governo não autorizou sua liberação. O turiano ordena a um de seus dois sargentos que contenha o salariano, mas ordena que o outro sargento contenha tanto o sargento como o primeiro sargento quando ele questiona suas ordens, afirmando que foi um genocídio. O líder turiano observa que os salarianos agradeceriam aos turianos um dia antes de liberar a genophage segundos depois.

Mass Effect: Andromeda[]

Quando a Iniciativa Andrômeda partiu da Via Láctea em 2185, seus colonos kroganos ainda eram atingidos pelo genophage. Antes da partida, no entanto, os kroganos descobriram que haviam desenvolvido uma mutação genética que naturalmente resistia aos efeitos do genophage. Enquanto os colonos kroganos estavam em estase criogênica durante a viagem de 600 anos para Andrômeda, eles também foram submetidos a terapia genética para reforçar a mutação. No momento em que acordaram, a taxa de sobrevivência de seus filhos melhorou de 0,1% para 4%. Nakmor Kesh disse que isso deu ao seu povo a chance de ter um futuro em Andrômeda.

Curiosidade[]

  • A palavra genophage deriva dos substantivos gregos γένος (genos "descendentes") e φάγος (phágos, "quem come"). Significado na íntegra, comedor de descendentes.
Advertisement